Desde 2016
nova galeria
13/10/2017
11h
Novocais
no Porto
O carioca ganhou um presentaço de 312m² e dois andares, a Galeria Novocais, na Zona Portuária, que vai abrigar a mostra permanente “Porto Cidade – a memória do lugar”, apresentando um recorte da história do Rio na Zona Portuária, de 1800 a 1980. A exposição exibe grande retrospectiva histórica sobre a região, e suas transformações urbanas, com ênfase na sua dimensão humana apresentada em mais de 600 imagens de variados acervos. Na abertura, a pianista Maria Teresa Madeira se apresentou ao ar livre, numa homenagem ao músico Ernesto Nazareth. Maria Teresa é especialista na obra do compositor, tendo ganhado, em 2012, o Prêmio da Música Brasileira da FUNARTE, para gravar a obra integral do artista.
A evolução da região é apresentada numa grande instalação de fotografias do século XIX ao XX, que faz um percurso em imagens passando pelo Porto, Morro da Providência, Morro da Conceição, Santo Cristo, Gamboa, Saúde e Centro. A estrutura metálica cobre a galeria até o segundo andar, e abriga fotos de arquivo de importantes acervos, como do Instituto Moreira Salles (IMS), Museu da Imagem e do Som (MIS), jornal "O Globo", "Jornal do Brasil", Arquivo Geral da Marinha e Biblioteca Nacional. Além das fotografias, também estão expostos desenhos do artista Heitor dos Prazeres.
A arquiteta Ana Borelli assina a curadoria e a cenografia do projeto.
A nova galeria fica localizada no térreo do Edifício Novocais do Porto. O endereço é Av. Cidade de Lima, 86, Santo Cristo.
Como chegar: VLT, Estação Cordeiro da Graça (sentido Rodoviária); VLT, Estação Equador (sentido Santos Dumont).
A entrada é franca. Há estacionamento - pago - no local. Fotos: Marco Rodrigues.