IMÓVEIS DE LUXO

23/02/2018

18h

Versalhes

à carioca

POR MARCIO.G

Nos idos de 1950, o apartamentaço de Carlos e Gilda Guinle, na Praia do Flamengo, era o point das grandes festas cariocas. Das mais sofisticadas às mais despojadas. Entre estas, ficou na lembrança a noite de samba organizada às pressas por Gilda, para receber uma turma de estrelas americanas capitaneadas pela atriz Evelyn Keyes, que rumava para o Festival de Cinema de Punta del Este. O grupo precisou permanecer por uma noite na cidade, onde faria uma rápida escala, pois deu pane no motor do avião. Carlos ligou para o amigo Dorival Caymmi, convidou músicos da boate Meia Noite, e assim "as estrelas e astros tiveram a oportunidade de entrar em contato com o verdadeiro samba, o samba sem artifícios, o samba exato, bem tocado e bem cantado", contou o repórter Eduardo Graco, na revista "O Cruzeiro". Evelyn ficou tão encantada com o cenário e com a festa, que prometeu passar de novo no Rio na volta do festival, o que fez, tendo Carlos Guinle como anfitrião a lhe apresentar os melhores points da cidade. Mas isto é assunto pra outra ocasião.

.

Hoje propriedade do casal José Carlos-Ângela Fragoso Pires, o apartamento também foi palco de muitos jantares black-tie, sempre com a anfitriã - vestida pelo saudoso Jerson - descendo as escadas circulares a cantar e encantar. Ângela é cantora das boas.

.

Na verdade, José Carlos, que nos áureos tempos construía navios, e chegou a presidir 27 empresas, é dono quase do prédio inteiro, onde, no terceiro andar, residiram Jorginho e Maria Helena Guinle em apartamento atapetado de vermelho. Rafael Fragoso Pires, filho dele, mora em um andar, Cristiane Manhães, filha da Ângela, vive em outro.

A cobertura, que tem três andares, cinco suítes, salões magníficos forrados de boiserie, além de 10 vagas de garagem e uma frondosa goiabeira no terraço gramado, está à venda desde que o casal ficou sozinho, depois dos casamentos dos filhos. São 4 mil metros quadrados do que é conhecido como "o maior apartamento do Rio". A vista para o Aterro do Flamengo, Baía da Guanabara, Niterói e Pão de Açúcar é deslumbrante. A piscina, quase semiolímpica. Puro requinte. Salões extraordinários, biblioteca e spa. E uma portaria exclusiva. O valor não é divulgado, mas fala-se em R$ 55 milhões.

Quem se habilita? O telefone da corretora é 21 3500 0370. 

(Enquanto o negócio não é fechado, o local tem sido alugado para servir de cenário de novelas e filmes de cinema).

As festas no apartamento eram famosas. Revista "O Cruzeiro", 1948

Publicidade

"O chic do rio" é uma publicação da Mago Ideias de Comunicação ltda. Veja aqui o expediente.

assine nossa newsletter aqui.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon