exposição

12/12/2018

15h

1808/1818

Está em cartaz na Biblioteca Nacional a mostra “1808 – 1818: A construção do reino do Brasil”, dando início às comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. A exposição reflete sobre a época joanina, um período que começa com a chegada da corte portuguesa, em 1808, e logo em seguida, a abertura dos portos brasileiros às nações unidas, e termina com a coroação do príncipe regente D. João. Deixando para trás uma Europa conflagrada, D. João passou a reinar na cidade do Rio de Janeiro, que se transformou na cabeça do Império Ultramarino. A instalação da corte aqui promoveu a quebra do chamado “pacto colonial”, abrindo os portos para as nações amigas. Artistas, viajantes e naturalistas foram autorizados a conhecer e a registrar a paisagem tropical. Foram 10 anos que transformaram o Brasil, quando foram fundados o Banco do Brasil, a Imprensa Régia, o Jardim Botânico, a Biblioteca Real, atual Biblioteca Nacional, as academias Real dos Guardas Marinhas e Real Militar, e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios. 

A exposição acontece em dois espaços; no primeiro, uma instalação multimídia de Marcello Dantas, no hall do segundo andar, marca visualmente o momento histórico sob o ponto de vista do legado humano e natural do Brasil naquele momento. São mostradas imagens de Wied Neuwied e Alexandre Rodrigues Ferreira, pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional, animadas com técnicas de computação gráfica, onde as obras ganham um novo sentido e vida. As imagens são impressas e projetadas em quatro painéis de fitas de 13 metros de altura, que saem do parapeito do quinto andar do prédio.

Na galeria Eliseu Visconti, no primeiro andar do prédio, estarão obras originais, ampliações e projeções de imagens raras do Brasil de D. João VI, todas também do acervo da Biblioteca Nacional. Veja quem foi à noite de abertura. Marco Rodrigues fotografou.

Mais fotos e festas no Arquivo.

Publicidade

Publicidade

"O chic do rio" é uma publicação da Mago Ideias de Comunicação ltda. Veja aqui o expediente.

assine nossa newsletter aqui.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon